Home » » Crítica: Capitão América 2 o soldado invernal

Crítica: Capitão América 2 o soldado invernal

Olá. Vou fazer algumas rápidas considerações após sair do cinema depois de assistir Capitão América 2: o soldado invernal. 

- O filme é ótimo! No mesmo nível de Thor 2. Ainda perde para Os Vingadores, porque esse foi o ápice nerd. MUITAS sequências de ação, os característicos toques de humor, revira-voltas como de costume, easter-eggs e ligações com outros filmes e personagens Marvel, uma trama política e de traição estilo os filmes do gênero dos anos 70 e aquelas cenas impossíveis que (quase) ninguém se importa, já que estamos vendo um filme de super-herói. Se nenhuma bala acerta o Tom Cruise ou o Shwarzenegger, por que acertaria o Capitão América???

- Para quem não é fã, o filme funciona bem como um filme de ação. Para quem conhece as HQ's, vai reconhecer e compreender melhor alguns personagens que podem vir a ter uma maior importância em filmes ou séries futuras, como a Sharon Carter (A Emily de Revenge), Batroc (repararam que era o lutador Georges St. Pierre?), o Ossos Cruzados (o agente da S.T.R.I.K.E) e o Barão Von Struker. Pra quem conhece o visual do Armin Zola nos quadrinhos, a adaptação ficou coerente. Para os que não prestam muita atenção nos diálogos, citam um tal Stephen Strange...Considero essas inserções sutis interessantes porque explorar o potencial de todos no mesmo filme ia causar um excesso de vilões, e ia acabar acontecendo como em Homem-Aranha 3. 

- Foi a melhor participação da Viúva Negra. Já que ela também vai ter importância em Vingadores 2, não sei se ainda seria o caso de um filme solo dela, mas que a personagem (e a atriz Scarlet Johansson) tem potencial para isso, tenho certeza. A participação do Falcão também foi um grande acerto, bem aproveitado. Se ele não aparecer em Vingadores 2, ficou bem claro que voltará em Capitão América 3. 

- A cena do caderninho está dividindo opiniões Brasil afora. Essas "adaptações" para o público de um determinado país já são frequentes em animações, e acho que aqui ficou uma gag interessante. Se não gostaram de alguns nomes, a culpa é única e exclusivamente dos brasileiros, pois para cada país foi realizada uma enquete pedindo para votarem nos nomes mais importantes nos últimos 30 anos para que o Capitão América procurasse se informar. Aqui no Brasil a votação foi realizada no site da UOL. Os tópicos eram: música, personalidade de TV, ator, esportista, entre outros. Então,  na Inglaterra aparecem os Beatles e Sean Connery; nos EUA, Steve Jobs; a Itália e França citam suas conquistas da Copa do Mundo. Portanto, cada país tem a Xuxa que merece...

- Quer economizar uma grana? Assista em 2D. Dessa vez, nem a "sensação de profundidade" salva o formato, sendo um mero pretexto para se pagar mais caro pelo ingresso. Sério, não tem nada de 3D ali.

- SPOILER: O filme tem duas cenas extras (como de praxe nos filmes da Marvel). A última é muito rápida e não diz muita coisa. Mas a do meio dos créditos é importantíssima. Personagens, artefatos e informações muito importantes para os próximos filmes da Marvel. Vem muita coisa boa por aí.. Entendam que os gêmeos Mercúrio e Feiticeira Escarlate são mutantes (nas HQ's, são filhos do Magneto) mas também fizeram parte da equipe dos Vingadores nos quadrinhos (acho que metade dos heróis da Marvel já foram vingadores um dia). Por isso podem ser (e serão) usados tanto nos filmes da Marvel como da Sony. Mas como os direitos dos X-Men estão nas mãos da Sony, a solução foi chamá-los de "milagres" ao invés de mutantes. 

Agora duas considerações rápidas off-topic: (1) Tinha uma cretina que a cada 10 minutos enviava uma mensagem pelo celular. Para os que adoram fazer isso, lembrem-se que ao fazer isso, a tela do seu celular ilumina uma parte da sala, mais especificamente quem está sentado atrás de você, desviando a atenção do filme, já que a sala do cinema obviamente está com as luzes apagadas, e não é legal uma luz na sua cara durante a exibição do filme. (2) QUANDO as pessoas vão se lembrar que em TODOS os filmes da Marvel temos cenas extras??? Assim que a última cena do filme foi exibida e iniciaram os créditos, 90% do público já se levantou da sala. E pior, ficam em pé, ficam conversando no corredor e ficam passando na sua frente. Aí quando começa a cena é todo mundo correndo de volta e se sentando para não perder a cena. Dessa vez, me rendi a um meme popular da mídia atual e acabei dizendo uma frase que combina perfeitamente com essa parcela do público: SABE DE NADA, INOCENTE!




0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln