Home » » Projeto 80: Trovão Azul

Projeto 80: Trovão Azul



O Projeto 80 tem por finalidade resgatar a memória de quem viveu a melhor época de filmes da Sessão da tarde falando sobre as histórias, personagens e trilhas sonoras dos filmes dos anos 80. Qualquer spoiler aqui já teve seu prazo de validade vencido.

Trovão Azul (Blue Thunder) pode não ser considerado um clássico ou estar na lista de melhores filmes dos anos 80, mas tem seu valor e merece ser visto. Por isso fiquei feliz por ver esta obra ser comercializada pela Sony Pictures em uma edição especial em DVD. Trovão azul certamente foi um brinquedo que muitas crianças desta geração tiveram em sua estante (provavelmente ao lado do "águia de fogo"). Na sinopse, o piloto policial Frank Murphy é escalado para testar um helicóptero de alta tecnologia. Desconfiando das intenções militares por trás do Trovão Azul, Murphy e seu parceiro Lymangood descobrem que esta aeronave está destinada a ser utilizada como uma arma de controle da população, mas ele corre risco depois que seu desafeto coronel Cochrane já sabe que ele conhece a verdade. O filme foi dirigido por John Badham (Alta Tensão) e recebeu indicação ao Oscar de melhor edição.

O helicóptero em si não é uma máquina de guerra, como muitos podem pensar ao ver apenas a capa do filme ou ler a sinopse. Na verdade é mais um veículo espião, dotado do que a tecnologia melhor podia oferecer naquela época, com um pouquinho de exagero pra manter o clima. Por isso, dentre os upgrades no aparelho, podemos citar modo turbo, placas de vidros blindados, 3 monitores de tv, sendo uma câmera de ré e o do centro se conecta ao banco de dados de qualquer computador - isso numa época em que a palavra "internet" estava há anos-luz de ser conhecida pelo grande público, visão noturna, filtro infravermelho propiciando imagens térmicas, sistema de alvo, modo silencioso, microfones que captam qualquer conversa sem ruído (inclusive dentro de residências e edifícios) e uma metralhadora (gatlin) no nariz com mira acoplada ao capacete do piloto (Harrison Fire Control Helmet).

 

O dvd acompanha um ótimo making-of onde explica que, ao todo, foram incluídos cerca de 100Kg a mais no helicóptero, além de suas feições que mudaram para deixar o veículo mais "masculino", segundo um produtor do filme. Claro que também foram montados aeromodelos e réplicas em menor escala, mas foram construídos dois helicópteros de verdade para o filme. Isso torna a experiência de assistir o filme muito mais legal, porque você não está vendo uma reprodução em computação gráfica ou uma maquete com efeitos especiais.

Dos principais nomes do elenco, Murphy é interpretado por Roy Scheider. Talvez seu filme mais famoso seja Tubarão, mas ele atuou em diversos filmes, foi o narrador das primeiras temporadas da série Uma família da pesada (Family Guy), e faleceu vítima de um câncer em 2008. Seu parceiro Lymangood foi vivido por Daniel Stern, que curiosamente assumiu o papel de narrador do mesmo seriado em 2009. Seu papel de maior destaque foi o ladrão Marv do clássico Esqueceram de mim. O vilão Chrocane coube a Malcolm McDowell, que possui mais de 200 filmes na carreira mas sua melhor atuação de longe é o inesquecível Alex de A Laranja Mecânica. O único papel feminino do filme é de Kate, a namorada de Murphy, interpretada por Candy Clark. Candy também trabalha até hoje e é destaque no filme Zodíaco. Completa o elenco Warren Oates como o capitão Jack Braddock.


Enfim, um filme que fez bastante sucesso na época e garantiu uma série de mesmo nome em 1984 produzida pela ABC. A série teve apenas 11 episódios e foi cancelada quando a produtora viu outra série semelhante produzida pela CBS: Águia de Fogo (Airwolf) - que foi ao ar no mesmo mês - obter a preferência do público. Os nomes de alguns personages e os atores da série são completamente diferentes do filme. Mesmo já envelhecido e "datado" e com algumas falhas - como não aprofundar personagens interessantes e histórias como os traumas vividos por Murphy em virtude da guerra no Vietnã e o projeto THOR que justifica alguns atos do filme - Trovão Azul é uma boa obra que vale estar na coleção dos apreciadores dos anos 80 e ser visto pela  nova geração.

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln