Home » » Projeto 80: O Segredo do Abismo

Projeto 80: O Segredo do Abismo

O Projeto 80 tem por finalidade resgatar a memória de quem viveu a melhor época de filmes da Sessão da tarde falando sobre as histórias, personagens e trilhas sonoras dos filmes dos anos 80. Qualquer spoiler aqui já teve seu prazo de validade vencido.

O Segredo do Abismo (The Abyss), lançado em 1989, é um clássico da ficção científica, escrito e dirigido por James Cameron (Titanic, Avatar). Com efeitos especiais impressionantes para a época, vencendo merecidamente o Oscar desta categoria, estes efeitos inovadores foram depois utilizados pelo diretor em seu filme seguinte, "O Exterminador do futuro 2", para criar o andróide T1000 (para a galera da computação, foi um dos primeiros filmes a utilizar a técnica "morphing") .

Na sinopse, uma equipe de cientistas em uma platorma civil de exploração de petróleo recebe a missão de tentar resgatar um submarino nuclear que afundou misteriosamente com 156 tripulantes. O mergulhador Bud Brigman (Ed Harris), que chefia a plataforma irá participar de uma odisséia a 7500m de profundidade.

Mesmo sendo  longo demais (170 minutos), o filme consegue manter o interesse, apesar do ritmo inevitavelmente cair um pouco durante algumas partes. Particularmente acho a parte inicial do filme um pouco maior do que deveria, mas depois você acaba percebendo a importância das cenas iniciais na história. Existes duas versões do filme: uma normal e uma  estendida com uma "nova" conclusão (ou melhor, com a conclusão que fez muita falta na versão normal e responsável pelas maiores críticas ao filme) que deixou o filme mais "apocalíptico".

Mas isso tem uma explicação: quase todas as cenas do fundo do mar foram feitas dentro do reator de uma antiga usina nuclear, formando assim na época o maior set de filmagens subaquático já construído com um tanque com capacidade para 7 milhões de galões d'água. Esse tanque tinha 40 pés de profundidade, e como tinha muita luz na superfície a produção foi obrigada a construir um tampão gigante e colocar bolhas pretas de plástico para bloquear a luz. Pra piorar a situação, durante uma tempestade o tampão foi destruído, o que fez com que o restante das filmagens ocorresse à noite.

Então, além do orçamento já gigantesco pra época de U$ 69,5 milhões, soma-se a isso o fato de que a maior parte das cenas foram filmadas pelos próprios atores do filme, não utilizando os dublês. Vários acidentes ocorreram durante as filmagens, gerando ainda mais atrasos no seu lançamento. Por último, em 1989 a tecnologia de efeitos especiais e computação gráfica estava há anos-luz do que é hoje, não sendo adequada na época para produzir os efeitos necessários e aceitáveis para a conclusão idealizada. Cameron então foi obrigado a reduzir a duração do filme em cerca de 30 minutos, eliminando a sub-trama que exibiria o final apoteótico. Com a nova tecnologia, Cameron conseguiu realizar o restante das cenas do jeito que queria, convocou os atores para redublagem e remasterizou as antigas cenas o quando podia, e o resultado é praticamente um novo filme nesta versão especial disponível em dvd duplo com um execelente documentário contando essas curiosidades. Mas, como nem tudo é perfeito, os pontos negativos do dvd são a ausência da dublagem em protuguês e a legenda horrível, com erros primários de ortografia e várias traduções sem sentido. A versão em Blu-Ray está programada para 2013.

O elenco é composto por bons atores. Nos papéis principais: Ed Harris (Bud) Brigman, Mary Elizabeth Mastrantonio (Lindsey Brigman) e Michael Biehn (Hiram Coffey). Harris possui uma infinidade de filmes no currículum, com destaques para Apollo 13, O Show de Truman e Uma mente brilhante. Por coincidência, um de seus filmes mais recentes (2012) se chama "À beira do abismo". Mary Elizabeth também atuou em sucessos como Scarface, Robin Hood e Mar em fúria. Atualmente está ne série Grimm, mas continua atuando em filmes. Biehn esteve em O exterminador do futuro, A rocha, Aliens, e tantos outros e existem vários filmes em pós-produção para até 2014.


O fato é que esse filme nunca foi uma unanimidade quanto a sua história. Com óbvias influências de filmes anteriores do próprio Cameron, George Lucas e Spielberg, a versão estendida do filme poderia até ser considerada uma versão alternativa de "Contatos imediatos do segundo grau". Não faltam as histórias cliché de amor, superação e heroísmo que o diretor tanto aprecia. Por ser um submarino russo e a equipe americana, também não foge do batido tema Guerra Fria. E, como já citado, o filme é muito longo. Mas a megalomania de Cameron proporcionou uma excelente fotografia, efeitos especiais e ótimas cenas de exploração submarina. A minha cena favoritoa é a da "água" que se transformava no rosto da Mary Elizabeth Mastrantonio. Pode já ter "envelhecido" um pouco e talvez não agrade essa nova geração que não o assistiu na época, mas eu continuo achando um excelente filme de suspense e ficção científica.

* Postagem original de 30/07/98 modificada para o projeto 80;

1 comentários:

  1. Oi Casilo,

    Assisti ao filme e gostei bastante. Sua sinopse fez jus ao andamento. Uma boa história, suspense eletrizante mas a ficção em si, achei estranha. Acredito que seja devido ser um filme antigo ou então, não sei.

    O aprendizado que levo é sobre liderança. Do início ao fim, um dos atores principais, Bud Brigman se comporta como um grande lider. Sempre mantendo a calma, educação e poder de persuasão para com seus companheiros. Sempre digno, justo e amável por todos. Até mesmo ao fim ele é quem toma a situação pra si quando tem que descer para desativar a arma nuclear. Ao se comunicar com o "segredo do abismo", mais uma vez, é notório o que um grande homem pode fazer pelo seu povo.


    É isso, não sou muito bom em comentários mas como um leigo, foi o que achei desse filme. Como um admirador de filmes antigos, só tenho que agradecer por ter posto este tópico em seu blog, pois foi o que me motivou a assistir. Sugiro se possível, voltar um pouco ao passado ou até mesmo abrir uma secção específica para filmes antigos. Acredito que tenha muitos que ainda não vi e que gostaria. Pelo menos uma ou duas vezes por mês seria uma boa idéia. Rs!!

    ResponderExcluir

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln