Home » » Dicas de cinema - 08 a 14/06

Dicas de cinema - 08 a 14/06

Olá

Estamos entrando no período de férias, marcado pela presença de animações e demais filmes voltados para o público infantil - mas que os adultos também adoram! Madagascar 3 inaugurou o período de animações de produtoras famosas, e os trailers mostraram que ainda vem bastante coisa por aí, incluindo o próximo A Era do Gelo e a nova aposta da Pixar com a garota Merida no filme Valente (que imagino não usar o nome da protagonista como título do filme para evitar piadas infames). Já adianto uma observação importante: embora o título sugira isso e esteja sendo exibido nessa época, não considero Branca de Neve e o Caçador como filme infantil. Explico abaixo, juntamente com as minhas considerações sobre os filmes da semana.

Madagascar 3 - Os procurados

Terceiro filme da franquia da Dreamworks traz de volta os quatro personagens principais tentando mais uma vez voltar ao zoológico em Nova York, além dos personagens ditos secundários mas que sempre roubam a cena nos filmes. É o primeiro filme em 3D da franquia, que apresenta novos animais e - mesmo que provavelmente apareçam novos filmes da franquia - fecha bem a trilogia original, com algumas homenagens e menções ao primeiro filme. Apesar dos Madagascar anteriores já serem bem conhecidos (o primeiro é de 2005 e o segundo de 2008), se ainda não os viu recomendo ver pelo menos o primeiro para compreender ainda melhor esta terceira parte.

Então, minha opinião: gostei do filme. Achei melhor do que o segundo, mas não superou o primeiro. Talvez em virtude daquele cliché do primeiro ser novidade, coisa e tal, e por aquela música-chiclete que conquistou o mundo em sua versão dublada e legendada "Eu me remexo muito" ("I like to move it, move it"). Neste filme não tentam emplacar uma nova música de sucesso, ao invés disso a tática é remixar sucessos pop atuais e músicas anteriores da série.

Esse terceiro filme também é mais infantil, mas não quer dizer que só as crianças vão gostar dele. Me diverti bastante com algumas partes. Mas não achei o filme 100% bom. Algumas partes achei cansativas, geralmente as que traziam a "vilã" do filme (mas ainda ficou melhor que aquela senhora chata da bolsa do segundo filme). Sem querer entregar muitos spoilers, mas quem assistir o filme vai concordar comigo que uma sequência de canção de uma música francesa ficou extremamente chata e desnecessária. Os pinguins novamente estão engraçados, mas depois de dois filmes e uma série de tv já não conseguem mais inovar tanto. O rei lêmure também perdeu um pouco da sua força, mas continua com boas cenas cômicas. Nenhum dos personagens novos rouba a cena, mas o tigre, o leão marinho e a jaguar são os destaques.

As sequências do circo são muito coloridas e bem feitas, tentando resgatar a tal magia do circo esquecida nesta geração. Os mais chatos e críticos podem tentar entrar na polêmica do politicamente correto quanto ao uso de animais no circo, mas é melhor pensar que a ideia era simplesmente juntar o elenco famoso com o tema do circo. Por mais absurdas e irreais que algumas cenas possam parecer, é apenas um filme infantil de animação. Os efeitos das sequências do circo ficaram ótimos na tela e com certeza as crianças vão gostar, principalmente da parte final.

Dessa vez conseguiram caprichar no 3D. Ótimos efeitos pop-up. Claro que é muito mais fácil aproveitar os efeitos em filmes de animação, mas pra quem já estava cansado de só ver profundidade é bom ver objetos voando na sua cara. Se possível, junte uma graninha e assista em 3D. 

Branca de Neve e o Caçador

Como falei no início, não achei esse filme infantil. Se bem que as crianças de hoje não lembram em nada as da minha época de infância e censura hoje em dia é uma mera formalidade (a censura aqui é 12 anos). Sinceramente, gostei do filme. Fui preparado para não gostar do filme em virtude das críticas, sobretudo a atuação da Kristen Stewart. Ela pode não ter o mesmo talento e bagagem que Charlize Theron, mas a menina é esforçada. Espero que ela se liberte logo desse preconceito pelo seu papel de Bella em Crepúsculo, o mesmo que os atores de Harry Potter sofrem até hoje. Realmente ela não está 100% aqui, e uma das cenas que deveria ser de maior impacto no filme não empolgou como deveria, com desconto que eu vi o filme dublado, já que era a única opção de idioma. Agora, criticar a menina por comparações de beleza com a Charlize é maldade. São belezas diferentes e questão de gosto (particularmente acho realmente a Charlize mais bonita, mas nada que interfira no contexto do filme).

O filme tem ótimos efeitos especiais, uma perfeita atuação de Charlize Theron e algumas boas sequências de ação. Às vezes o ritmo cai um pouco, mas nada que deixe o filme monótono. O trailer prometia algo no estilo Senhor dos Anéis, mas somente na parte final temos algo semelhante. No restante, é uma mistura de Nárnia com Harry Potter. Gostei muito do fato de Branca de Neve perder aquele ar ingênuo e assumir uma postura de guerreira (não reclamem de spoilers, por favor - os pôsteres do filme já mostram Branca de Neve de espada e armadura). Também é preciso se lembrar que o filme é uma adaptação, portanto não esperem os anões com os nomes de Feliz ou Dunga (direitos autorais!) e a mesma história da Disney filmada com atores reais. O filme não tem a obrigação de ser fiel a isso nem ser bonitinho e infantil (mesmo porque a história original dos irmãos Grimm está looonge de ser infantil).

AQUI SIM TEM SPOILERS. PULE PARA O PRÓXIMO PARÁGRAFO SE NÃO GOSTA DE SABER PARTES DO FILME. Pra não dizer que não fui chato, tem algumas coisas que se você não for com boa vontade, fica difícil de engolir. Alguns exemplos rápidos: a menina fica presa em uma torre com uma janela por 10 anos e só naquele dia viu um prego? Não chamaram um caçador porque ele tinha sido o único a sair da floresta amaldiçoada ou sei lá que nome? De repente, todo mundo consegue entrar e sair numa boa. O tal santuário não estava escondido do alcance da rainha? Novamente todo mundo acha o lugar ao mesmo tempo. Na parte das mulheres de cicatriz, não chegaram no local somente de barco? Mais uma vez todos os caçadores chegaram lá em minutos. Releve isso e o restante até dá pra aceitar numa boa.

Resumindo, o filme está mais para uma adaptação do tipo A Garota da Capa Vermelha do que para um Alice no País das Maravilhas do Tim Burton e muito melhor do que o chatinho Espelho, Espelho Meu com a Julia Roberts . Assista ao filme como quem vai assistir um filme de aventura/ação. Se quer continuar lembrando da Branca de Neve cantando e interagindo com passarinhos, fique com o desenho animado mesmo. Mas é um filme que provavelmente vou comprar pra coleção.

Até a próxima!

PS: Multicine Mossoró e Cinemark Natal, não estrear Para Sempre na semana dos namorados foi uma falha ÉPICA! 

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln