Home » , , » Magnólia (Magnolia) - 1999

Magnólia (Magnolia) - 1999

Finalmente! Depois de muita procura, Magnólia entra para a dvdteca. Para muitos, um filme chato e confuso. Para tantos outros, um filme inteligente e complexo. Óbvio que fico com a segunda opção. Este é um daqueles filmes que você deve assistir mais de uma vez para compreender toda a história (coisa que algumas pessoas detestam fazer, daí as críticas que o filme recebe).

Sinopse: Em San Fernando Valley, Califórnia, nove pessoas terão suas vidas interligadas através de "O Que as Crianças Sabem", um programa de televisão ao vivo que existe há vários anos, onde um grupo de três crianças desafia três adultos. O atual grupo de crianças está indo para a oitava semana e, com isso, faltarão apenas mais duas para elas quebrarem o recorde do programa. Se conseguirem o feito ganharão uma alta soma, mas neste time vencedor está Stanley Spector (Jeremy Blackman), um garoto prodígio que é quem realmente faz a diferença, mas ele está começando a ficar cansado disto, pois entre outras coisas está sendo usado pelo pai (Michael Bowen) para ganhar dinheiro. O programa é comandado por Jimmy Gator (Philip Baker Hall), um veterano da televisão que vai morrer de câncer mas não está em estado terminal. Por coincidência Earl Partridge (Jason Robards), o produtor do programa, também está morrendo de câncer no cérebro e pulmão, mas este tem os dias contados. Earl é marido de Linda Partridge (Julianne Moore), que se casou com ele pelo seu dinheiro mas agora está desesperada, pois descobriu que ama o marido. Earl tem um enfermeiro particular, Phil Parma (Philip Seymour Hoffman), que lhe dá toda a atenção como profissional e como amigo. Earl pede a Phil que entre em contato com Frank T.J. Mackey (Tom Cruise), que cresceu odiando Earl e agora dá um seminário para solteiros, onde ensina técnicas para seduzir uma mulher. O motivo da raiva de Frank é que Earl abandonou sua primeira esposa, e mãe de Frank, após vinte e três anos de casados, quando esta estava com câncer, e deixou Frank com apenas quatorze anos para cuidar da mãe até a morte dela. Desta época em diante os dois nunca mais se falaram, mas Phil tenta localizar Frank de qualquer jeito para avisar que seu pai está morrendo. Coincidentemente Jimmy Gator tem uma filha, Claudia Wilson Gator (Melora Waters), que também não fala com o pai, pois o acusa de tê-la molestado sexualmente. Claudia é viciada em crack e Jim Kurring (John C. Reilly), um policial, vai à casa de Claudia após sido recebido uma queixa de som muito alto no apartamento dela. Jim se apaixona imediatamente por ela, que sente-se atraída e ao mesmo tempo insegura de manter esta relação. Há ainda Donnie Smith (William H. Macy), que em 1968 estabeleceu o recorde de "O Que as Crianças Sabem" mas quando ficou adulto se tornou um patético fracassado, que recentemente foi despedido e busca desesperadamente a felicidade.


Só a sinopse é quase o roteiro completo de diversos filmes. Mas a sinopse não é nem metade do que Magnólia oferece. Não chega a ser tão difícil de digerir como "Pi" ou "Amnésia", mas ao mesmo tempo é muito mais profundo, ja que em Pi e Amnésia companhamos apenas um personagem. Já em Magnólia, várias tramas paralelas conectam diferentes personagens a todo momento. Essa característica já é bastante comum em filmes de diferentes gêneros, como "Simplesmente Amor", "21 gramas", "Babel", "Crash", "Short Cuts" e tantos outros. A diferença está na construção dos dramas pessoais, a complexidade dos relacionamentos e o ótimo elenco (Tom Cruise, Julianne Moore, Philip Seymor Hoffman, etc).

Novamente agradeço ao meu amigo Danniel Lopes, que gentilmente fez a compra na Livraria Cultura em Brasília (atualmente o único lugar em que o filme é vendido - fora o mercadolivre). O dvd é simples (já existiu versão dupla um dia, mas essa é raridade absoluta), com áudio e legenda em inglês e português e ainda vem com "luva" (aquela sobrecapa de cartolina para proteção da caixa). Infelizmente não possui extras. O preço atual na Livraria Cultura é R$ 24,90. Não está no preço ideal, mas paga-se pela "exclusividade".

Para compreender melhor Magnólia, a única maneira é assistindo e formando sua própria opinião. Não bastam apenas críticas, já que não existe uma unanimidade sobre esse filme (como disse anteriormente, é um dos filmes mais "ame ou odeie" que eu conheço. Apenas um consenso de que é um dos melhores filmes dos anos 90, que consegue manter sua qualidade e público fiel até hoje e responsável por algumas cenas tão absurdas quanto antológicas. Ninguém assiste Magnólia e fica completamente indiferente a ele, esquecendo no dia seguinte. Afinal, em que outro filme você veria uma chuva de sapos?

Cotação: 10,0

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln