Home » , , » Awake - a vida por um fio (Awake) - 2007

Awake - a vida por um fio (Awake) - 2007

Para um jovem que tinha tudo – dinheiro, uma bela mulher e uma lucrativa carreira, o que Clay Beresford mais precisa é de um transplante de coração que vai salvar sua vida. Quando finalmente encontra o doador, sua alegria se transforma em terror, e ele acaba experimentando uma situação que poucos imaginaram: apesar de anestesiado, ele fica completamente acordado durante a cirurgia, sem poder se mexer, mas enxergando cada detalhe. Com atuações de Hayden Christensen como Clay, Jessica Alba como Sam e Terrence Howard como Dr. Jack Harper.

O texto inicial do filme diz que todos os anos milhões de pacientes se submetem a cirurgias e tomam anestesia geral. Na maior parte dos casos, o paciente simplesmente apaga. Mas cerca de 30.000 desses pacientes sofrem de um fenômeno médico raro conhecido como "Consciência Anestésica", que faz com que o paciente fique paralisado, mas continue consciente. O paciente permanece acordado. A primeira metade do filme me fez pensar: "os estudantes de medicina com deveriam assistir a este filme na faculdade", já que as cenas do transplante de coração são vistas bem de perto, ao nível de detalhes (se são reais, já não faço a menor idéia - espero que a parte do entra-e-sai da sala de cirurgia sem ninguém nem ao menos lavar as mãos não seja exatamente dessa forma).

Ficamos à espera do momento em que ele fica 'acordado', como diz o texto inicial. E na hora em que acompanhamos esse momento, o que temos são momentos de pura agonia e um impressionante suspense psicológico. Imagine estar sendo cortada, seu coração retirado, ouvir e sentir tudo, e você lá consciente, ouvindo tudo e não poder fazer absolutamente nada por estar paralisado devido ao efeito da anestesia.

Muitos reclamaram pelo fato do paciente sentir dor, fato que não ocorre em casos reais - mas eu entendo que o psicológico pode proporcionar uma dor imensamente maior do que qualquer sensação física. Acompanhe a narraçao de seu peito sendo cortado ao meio e tente não sentir nada!!! Essa sensação de terror foi filmada com muita competência e realismo. Mas ainda era a metade do filme e pensei novamente: "será que filme ainda vai se sustentar por muito tempo com esse mesmo tema?"

Até esse momento, o tema central estava sendo bem explorado - e ainda renderia mais alguns minutos sem problemas. Então somos apresentados a uma virada surpreendente. Confesso que realmente não imaginava que o filme fosse tomar esse rumo. O tema central é abandonado e passamos a acompanhar algo meio que uma mistura de experiência de quase morte com aquela jornada ao inconsciente em que passa 'm filme pela sua cabeça quando se está em situação de risco, passando ainda por uma espécie de limbo e passeios espirituais no melhor estilo "Supernatural".

Esse novo rumo na história dá origem a outro filme, e faz com que a situação atípica de Clay não exerça mais a menor importância ao desenvolvimento da história. Podem perceber que o médico, a noiva e a mãe dele é que se tornam importantes nesse momento. Clay não faz nada, apenas o seu 'espírito' acompanha os fatos. Sem querer revelar mais detalhes do que já foi dito, apesar do filme continuar com um nível de interesse, infelizmente diminuiu um pouco. Ao contrário de muitos críticos, não acho que tenha sido motivo suficiente para destruir o filme completamente. Concordo que o filme se perde no final mas no geral, achei um filme bom.

Como eu sempre cito críticas ruins, achei essa detonando o filme completamente. Segue o link: http://www.cinemaemcena.com.br/FICHA_FILME.ASPX?ID_FILME=4691&aba=detalhe
- aba críticas.

Cotação: 7,5

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln