Home » , , » A Duquesa (The Duchess) - 2008

A Duquesa (The Duchess) - 2008

Um interessante filme de época estrelado por uma das campeãs de filmes neste estilo - a britânica Keira Knightley ("Piratas do Caribe"), pelo experiente Ralph Fiennes (o Voldemort de "Harry Potter") e pelo quase desconhecido Dominic Cooper ("Do inferno"). A história, baseada no romance homônimo de Amanda Foreman, fala sobre a vida de Georgiana Cavendish, a Duquesa de Devonshire - conhecida como "a imperatriz da moda". Sa vida possui um traço de semelhança com a princesa Diana, e por uma maior coincidência ainda, as duas são parentes distantes ligadas pelo sobrenome Spencer. Mas também há semelhanças com Maria Antonieta, de Sofia Coppola.

Bela, rica, famosa, admirada e elegante, mas com uma vida pessoal sem nenhum glamour. O filme narra vários fatos da vida da duquesa, e como não me aprofundei nas minhas pesquisas, não sei dizer ao certo quais fatos reais e quais foram aumentados ou romantizados para ser mais adequado a um romance de cinema. Mas segundo o making-of do DVD, muitas cenas do filme são baseadas em cartas que Bess guardou após sua morte. Detalhe: Bess só publicou as cartas e trechos que a própria Bess achou conveniente, chegando a rasgar e riscar parágrafos inteiros para ocultar alguns fatos.

Alguns fatos marcantes descritos no filme mostram como ela casou-se por conveniência (normal para a época) com o Duque de Devonshire, seu relacionamento frio e distante com seu marido, sofreu calada com as traições do marido (também comum na época) e não conseguia dar-lhe filhos homens (uma das exigências do Duque para seu casamento). Sua mãe era a sogra dos sonhos de seu marido, sempre dando a razão para o Duque inclusive em suas traições. E só pra piorar um pouco sua única amiga Bess torna-se amante oficial de seu marido e passa a morar na mesma casa (fato verídico, inclusive Bess se torna a nova marquesa após a morte de Georgiana). O filme aborda desde a inocência de 'Gerogie' até sua maturidade, onde se apaixona por um aspirante a político.

O filme também foca muito no lado político e festeiro da duquesa, fazendo questão de abordar seu interessa por cassinos. Sutilmente, também mostra que ela tinha problemas com drogas e bebidas (nem tão comum assim para as mulheres da época). Outro assunto abordado é sua influência política com seus discursos. A influência da moda é mostrada a partir de seus vários figurinos, perucas e penas.

Enfim, um filme visualmente muito bonito. Ótimas fotografia, figurino e paisagens. Mas confesso que eu esperava um pouco mais. Não que o filme seja ruim, mas pela quantidade de elogios, achei que ia prender mais minha atenção. Por ser biográfico, entendo que o roteiro tem que ser amarrado e as principais cenas de sua vida não poderiam ficar de fora, mas ficou faltando alguma coisa para o filme ir além do competente.

Cotação: 7,0

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln