Home » , , , » Aliens - o resgate (Aliens) - 1986

Aliens - o resgate (Aliens) - 1986

"Get away from her, you bitch!"

O segundo capítulo da franquia perde um pouco do suspense e terror psicológico tão bem apresentado no primeiro filme, mas ganha em cenas de ação. Outra mudança: sai Ridley Scott e entra James Cameron na direção (que recentemente tinha realizado o ótimo "O Exterminador do Futuro"). São estilos diferentes, mas dois diretores competentes. Como resultado, o filme também é muito bom.

O título no plural já denuncia o que vem por ai (embora na verdade seja porque já existia um filme B chamado Alien 2 sem nada a ver com a franquia original). Não temos mais um alien. São milhares!!!! E com a melhoria dos efeitos especiais eles ganharam muito mais detalhes, movimentos e cenas de ação. De fato, se no primeiro filme tudo era muito sugestivo (o que repito, contribuiu muito para seu sucesso), aqui vemos as coisas mais às claras.

Na história, a Ten. Ripley (Sigourney Weaver) acorda de sua hibernação 57 anos após os acontecimentos na Nostromo e é resgatada pela companhia (que agora sabemos o nome: se chama Weyland Yutani - e dai, ne?). Ripley é responsabilizada pela perda da criatura (a companhia queria a criatura para fins militares) e da tripulação e perde sua licença, indo trabalhar com empilhadeiras. Logo a seguir, é nos dada a informação que o planeta LV-426 agora é habitado e vários colonos estão lá trabalhando. Ou seja, muita comida fresca e hospedeiros para as criaturas.

Daqui pra frente temos alguns furos no roteiro que temos que engolir, mas que são toleráveis para seguir a história: somente depois que Ripley aparece os colonos acham a nave e consequentemente são achados pelos Aliens ??? Brincadeira! Depois que a Terra perde o contato com os colonos, resolvem mandar Ripley de volta para o planeta acompanhada de uma equipe de Marines (???) com armamento pesado. Como Ripley sofre de pesadelos constantes com a criatura, ela aceita voltar ao planeta para tentar matá-la de vez. Lá no planeta todos descobrem que o armamento de ponta não vai adiantar nada devido às condições físicas e climáticas do local. Por isso o lança-chamas ficou tão famoso.

Aqui vale outra curiosidade - lembra que a personagem Ripley sofreu preconceito pelo jeito 'masculinizado' do primeiro filme? Resolveram 'provar' que ela era heterossexual contando fatos de que ela tinha uma filha - inclusive quem aparece velha na foto é a mãe real de Sigourney - e tentaram criar um romance dela com o soldado Hicks (Michael Biehn). Mais ainda, resolveram mostram como é uma personagem machão colocando a soldado Vasquez (Jenette Goldstein) - Ai sim é exagero! Aqui também aparece pela primeira vez o personagem Bishop (Lance Henriksen) que terá importância também em outros filmes.

Chegando no planeta, encontram apenas a garotinha Rebecca 'Newt' Jordan (Carrie Henn - que curiosamente nunca mais fez nenhum filme) e logo ela e Ripley assumem uma relação de mãe e filha. Os outros colonos são encontrados fazendo parte da paisagem e assim a missão de resgate se torna uma missão de sobrevivência. Aliás, o outro grande furo do filme é o resgate de Newt por Ripley. Fazer tudo o que ela fez em 15 minutos??? Nem o Usain Bolt.

Bom, o filme tem ação até dizer chega. Preciso parar, porque senão eu narro o filme todo, mas vale destacar algumas cenas como a presença da Rainha Alien colocando os ovos, a sequencia das sentinelas automáticas e a cláááássica cena da luta com a empilhadeira. Balanceando os prós e contras, Aliens é quase tão bom quanto o primeiro e até o supera em cenas de ação. Mas o primeiro sempre ganha, nem que seja em originalidade. (Ah, assista a versão estendida de Aliens - o resgate com 154 minutos de duração. Vale a pena!)

Em breve escreverei as críticas dos 3º e 4º filmes, mostrando que a franquia deveria ter terminado com honra neste segundo. Mas Hollywood tem algo que $empre fala mais alto.

Cotação: 8,5

1 comentários:

  1. Eita tá quase nos 400... Deixa passar o Natal q essa isso muda... rsrsrsrs... Xero Leo!

    ResponderExcluir

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln