Home » , » Alien 3 (Alien3) - 1992

Alien 3 (Alien3) - 1992

Desta vez, algo saiu errado. Muito errado. Tanto que o próprio diretor David Fincher renega o filme e faz questão de exclui-lo de seu currículo. A versão que eu assisti é a versão do diretor, com 154 minutos, que altera algumas cenas e inclui outras. Não me lembro da versão para os cinemas, mas sempre que lançam uma versão do diretor o fazem para corrigir algumas falhas. O problema é que a maior falha foi o roteiro, muito mal escrito e que fizeram os fãs ficarem com ódio desse filme (Se bem que nada é tão ruim que não possa piorar, como pode ser comprovado em "Alien Ressurreição"). Então, o filme é ruim assim? Como filme isolado, até que não. Como continuação da franquia, completamente. Vamos às provas:

Quem viu "Aliens - o resgate" torceu o filme inteiro para Ellen, Newt e Hicks se salvarem, correto? Todo mundo ficou aliviado quando eles entraram no módulo de fuga, certo? E aí o que resolveram fazer? Logo na primeira cena do filme, aparece um ovo de Alien, do nada, sem a menor explicação de como foi parar lá (óbvio, não tem explicação. Não tinha como!). Um "facehugger" nasce, mata Hicks e Newt (ódio! Tanto tempo torcendo pra tudo acabar bem no filme anterior e agora simplesmente aparecem mortos?) e (pra coroar o absurdo) engravida Ripley.

Nesse "processo", o Alien se machuca e - como seu sangue é ácido - corrói a nave e um mecanismo de emergência é lançado, fazendo com que Ripley seja ejetada em um módulo chamado EEV. Esse módulo cai em um planeta-prisão desativado, mas ainda com alguns prisioneiros e funcionários que se recusaram a deixar o planeta (elenco fraco, sem nenhum ator que valha a pena citar). Detalhe: os presos são fanáticos religiosos com um código de barras na cabeça e todos carecas devido a uma infestação de piolhos. Isso obrigou Ripley a ficar careca também.

Como não poderia deixar de ser, o Alien que infectou Ripley que estava na nave também conseguiu embarcar na EEV, chegou no mesmo planeta sem ser notado, se agarrou em um boi (!!!) - a versão para o cinema é pior, o alien infectava um cachorro - e nasce um Alien quadrúpede (!!!!). Depois que ele cresce, voltamos ao famoso jogo de gato e rato, e nem preciso dizer quem é o gato. Eu achei Alien 3 de longe o mais sangrento e nojento, mas que popularizou outra marca do Alien - a sua segunda mandíbula.

O filme também peca em ação. Como estamos em uma prisão antiga, abandonada e sem tecnologia, nada de armas pesadas. Então Ripley e os presos tem que se virar pra matar o Alien. Então temos toda uma sequência de planejamento, e outras intercaladas para aumentar a duração do filme totalmente desnecessárias como o relacionamento sem graça de Ripley com o médico. No meio disso tudo, Ripley começa a sentir os sintomas de sua "gravidez" e se dá conta de que está esperando a nova rainha. Isso faz com que o Alien não a machuque. A primeira cena do encontro entre eles se tornou mais uma das cenas clássicas da franquia (como eu disse antes, todo filme tem pelo menos uma), que é a cena do poster lá em cima com o Alien babando ao lado dela.

No final, vemos novamente o personagem Bishop (Lance Henriksen), um monte de abre e fecha sala que demorou muito mais do que deveria, e o sacrifício final de Ripley que colocaria fim (na época) à franquia, e infelizmente não do jeito que merecia. No próximo tópico, verão que Alien 3 até ficou um pouco mais respeitado depois que Alien 4 foi lançado, porque notaram que se for comparar os dois filmes, o 3 ainda sai ganhando de longe.

Cotação: 6,0

1 comentários:

  1. Também não entendi como um único ovo conseguiu infectar Ripley e o boi/cachorro... Mesmo que o Aliem tivesse crescido na nave ele não poderia infectar o animal no planeta.

    ResponderExcluir

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln