Home » , » Taxi Driver (1976)

Taxi Driver (1976)

Um grande filme da década de 1970, quase sempre estando na lista dos 50 ou 100 melhores filmes de todos os tempos. Um filme inteligente, violento, realista. E nos faz pensar que, em termos de sociedade, pouca coisa mudou...

O diretor Martin Scorsese apresenta um filme sobre o anonimato, a sociedade americana pós-guerra do Vietnã e o submundo do crime sob o ponto de vista do taxista noturno e ex-combatente do Vietnã Travis Bickle. Ao longo do filme, acompanhamos a alienação gradativa de Travis, já traumatizado pelas experiências de ex-combatente, sem conseguir dormir e sem êxito em seus relacionamentos, à medida que acompanha o lado podre e violento da sociedade e se revolta com tudo isso a ponto de planejar um assassinato a alguém que deveria ser um símbolo do combate à "escória e sujeira" de Nova Iorque - o candidato a presidente dos EUA.

O flime contém cenas de violência explícita, problemas psicológica, prostituição, preconceito racial, entre outras mazelas da sociedade. Ele dá margens a várias interpretações e questionamentos devido a complexidade de temas. Não é um filme para ser visto uma única vez, e é capaz de você nem gostar dele ao assistir pela primeira vez, mas com certeza é um ítem obrigatório da estante de qualquer cinéfilo e colecionador.

Por último, não há como não citar a excelente atuação de Robert De Niro (que estava na época colhendo os frutos do sucesso com "O poderoso chefão II") como Travis e sua clássica performance frente ao espelho em que ele diz "You talkin to me?". Uma cena que não tem nada de mais, mas é uma das mais conhecidas e imitadas do cinema. O outro destaque é Jodie Foster no papel da prostituta Iris. Ela só tinha 12/13 anos quando fez este filme e aparece relativamente pouco no filme, mas com muito talento e carga dramática, o que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de atriz coadjuvante e abriu as portas ao estrelato, que dura até hoje.

Cotação: 9,0

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln