Home » , » Pergunte ao pó (2006)

Pergunte ao pó (2006)

Pergunte ao pó (Ask the dust) trata-se de um drama/romance baseado no livro homônimo de John Fante. Ambientado durante a depressão americana na década de 30, mostra um ítalo-americano e uma mexicana tentando vencer na américa.

Collin Farrell é Arturo Bandini, um escritor iniciante em crise de criatividade buscando inspiração para um romance. Salma Hayek é Camila Lopez, uma garçonete mexicana que sofre com o preconceito por estrangeiros, sobretudo latinos. Os dois se conhecem em um café em Los Angeles e logo descobrem que não conseguem ficar juntos nem separados. O relacionamento entre Arturo e Camila é o tema central de quase todo o filme, aliado às questões raciais e incluindo temas como drogas, ciúmes e tragédias pessoais. Por exemplo, a luta de Camila para eliminar seu sobrenome Lopez arrumando um marido americano se tornou uma maneira interessante de abordar a questão do preconceito. Outra questão interessante é a da "humanização" gradativa de Arturo de acordo com os acontecimentos e relacionamentos.

A primeira parte do filme é bem interessante, principalmente quando acompanhamos os diálogos ácidos entre Arturo e Camila. Mas depois você começa a sentir o peso do ritmo lento. Ao terminar o filme depois de seus 117 minutos, fiquei com a impressão que seria muito melhor se tivesse meia hora a menos.

Tecnicamente, o filme é quase impecável. Com relação a fotografia e figurino, está bem representativa a década de 30. Outra curiosidade é do filme ter sido produzido por Tom Cruise. Mas visualmente, mesmo o filme sendo rodado parcialmente na África do Sul, oferece poucas paisagens, lugares fechados e um clima meio noir por quase todo o longa, o que em algumas horas contribui para a lentidão do ritmo.

Finalizando, li algumas matérias sobre o longa e sua comparação com o livro. Os fãs do livro detestam o filme, já que o longa muda radicalmente diversos pontos-chave do romance, mudando inclusive o final e cortando partes importantes. Então acho que se você leu o livro e não gosta de adaptações, nem arrisque. Mas eu acho que o filme - apesar de lento - contém muitos pontos interessantes e tem suas qualidades. Vale a pena ser visto uma vez.

Cotação: 7,5

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln