A Dália Negra (2006)

A Dália Negra (The Black Dhalia) é outro interessante exemplar de filmes "Noir", dirigido por Brian de Palma. Isto quer dizer que todos os elementos presentes no gênero e nos filmes deste diretor estão presentes: violência, sensualidade, corrupção, personagens dúbios e complexos. Impressionante como todos mentem nesse filme! E essa é uma marca que de Palma quer deixar nesta obra: uma reflexão sobre o comportamento das pessoas.

Adaptação do romance homônimo de James Ellroy,
o filme é baseado no brutal assassinato da aspirante a atriz Elizabeth Short, conhecida como "Dália Negra", na década de 40.50. Apesar deste assassinato realmente ter acontecido, nesta versão para os cinemans este fato é apenas um detalhe - um motivo para se contar uma história sobre relacionamentos. Inclusive o filme apresenta uma solução para o caso, fato que nunca ocorreu na vida real, já que até hoje nunca foi descoberto o assassino.

A trama foca a vida de 3 pessoas: o detetive Bucky Bleichert (Josh Hartnett), conhecido como Mr. Ice, seu parceiro Lee Banchard (Aaron Eckhardt), chamado de Mr. Fire, e sua esposa Kay (Scarlett Johansson). Estes personagens vivem um complexo triângulo amoroso, que não envolve somente paixão, mas principalmente amizade e companheirismo. Os apelidos dos detetives dizem tudo. Fogo e Gelo. Comportamentos opostos, mas complementares. A morte de Elizabeth (Mia Kirshner) é um catalisador para complicar ainda mais este estranho relacionamento, já que os detetives são designados para desvendar e passam a dedicar suas vidas integralmente em sua resolução. No decorrer das investigações, surge a femme fatale Madeleine Linscott (Hilary Swank), cuja semelhança física com Elizabeth não é a única ligação entre as duas.

O elenco parece ter sido escolhido de acordo com o sobrenome - quanto mais diferente melhor! Os dois atores estão muito bem em seus papéis e são os destaques do longa. Scarlett não precisou se esforçar muito, já que este papel necessitava mais de sua beleza do que seu talento. Agora, Hilary Swank como mulher fatal??? Ela é uma das melhores atrizes de sua geração, mas se existe algum adjetivo que ela não pode receber é de ser sexy. Não que ela seja feia, mas sua aparência exótica não combina com o perfil do personagem. Ela e Scarlett deveriam ter trocado de papéis.

Para quem gosta deste estilo de filme e apreciou "Los Angeles Cidade Proibida" vai gostar bastante deste aqui. Pra quem é agitado e não gosta de filmes com ritmo morno e pouca ação, passe adiante. Mas com relação ao gênero Noir, está acima da média.


Cotação: 7,8

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln