Home » , , , , , » Drácula de Bram Stoker (1992)

Drácula de Bram Stoker (1992)

Recentemente comentei sobre Drácula no post sobre "Entrevista com o vampiro" e a vontade que tinha de adquirir este filme. Pois agora, graças a minha esposa, tenho a edição dupla de luxo do filme. E esta edição não decepciona sob nenhum aspecto.

Esta é realmente uma das mais fiéis adaptações ao livro de Bram Stoker, apesar de vários críticos preferirem chamar o filme de "Drácula de Francis Ford Coppola" devido as alterações que o diretor realizou (como exemplo a origem do vampirismo de Drácula e o desfecho da história). Em minha modesta opinião, tais alterações são ótimas e se encaixam perfeitamente no filme. Aliás, sempre achei uma bobagem essa discussão de quão fiel tal filme é ou deveria ser ao livro. Tomando como base que o livro serve de referência para um filme, a palavra "adaptação" já deveria ser suficiente para que a obra visual tenha vida própria em detrimento da obra escrita. Livros e filmes são mídias distintas, cada uma com suas características próprias.

O filme é ótimo, bem dirigido e produzido. E fica ainda melhor se você assistir aos quase 30 minutos de cenas excluídas que infelizmente tiveram que ser cortadas para o filme não ficar muto longo nos cinemas. O dvd de bônus ainda mostra muitos documentários interessantes, como o que mostra que quase todos os efeitos especiais do filme foram realizados a moda antiga, sem a ajuda de computação gráfica. Coisas de Francis Ford Coppola.

O elenco está quase todo muito bem - com destaque para Gary Oldman como Drácula e Anthony Hopkins como Van Helsing. Sadie Frost como Lucy e Winona Ryder como Mina estão bem, mas tendo em vista a profundidade e relevância de suas personagens no livro, esperava mais de suas atuações. Já Keanu Reeves está totalmente inexpressivo, sendo o ponto fraco do filme. Ainda temos como bônus Monica Bellucci praticamente estreando no cinema como uma das noivas de Drácula.

Quem espera por sustos, mortes violentas e um clima trash vai se decepcionar completamente. Assim como no livro, aqui estamos diante de um romance. Embora existam algumas cenas de horror - absolutamente necessárias dado o tema envolvido - o que vemos é uma história de amor. O livro e este filme são duas obras indispensáveis.

Cotação: 9,7

1 comentários:

  1. Leo

    Como ja existe várias resenhas na internet de filmes, normalmente eu so digo se eu gostei ou nao do filme, as vezes uma crítica superficial.

    Sou fascinado por vampiros, e tenho vários livros do tema. Concordo com você que esse filme é excelente, para mim o melhor sobre o dracula.

    Apesar de nao ter a edição de colecionador super mega utra com todos os extras existentes, estou muito feliz com minha versão em blu-ray, qualquer dia voce tem que ir la em casa para ver como essa produção fica ainda melhor em High Defenition :)

    ResponderExcluir

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln