Home » , , , , , » Shakespeare Apaixonado (1998)

Shakespeare Apaixonado (1998)

Em tempos de Oscar, um bom filme para se assistir e ter idéia de qual o tipo de filme que possui mais chances de ganhar prêmios da Academia é Shakespeare Apaixonado (Shakespeare in love), que ganhou nada menos do que 7 estatuetas, incluindo melhor filme, melhor roteiro original (com esse eu concordo plenamente), melhor atriz para Gwyneth Paltrow e melhor atriz coadjuvante para Judi Dench, além de figurino, trilha sonora e direção de arte. Para melhor filme, os concorrentes de maior peso eram "Elizabeth", "A vida é bela" e "O resgate do soldado Ryan". Com relação a melhor atriz, Gwyneth superou, entre outras, Fernanda Montenegro.

Trata-se realmente de um bom filme, mas 7 Oscars foi um tanto quanto exagerado na minha opinião. Com relação a melhor filme, talvez fosse mesmo o melhor entre os indicados - o problema é a qualidade de filmes que não foram indicados (Amor além da vida deveria estar nesta lista). Patriotismos a parte, Gwyneth era a mais fraca das concorrentes. Mas era muito difícil Fernanda Montenegro ganhar, sobretudo porque tinham outras fortíssimas concorrentes, como Meryl Streep e Cate Blanchett.

Agora, com relação a roteiro original, não tinha a menor condição de não vencer. Em 1953, o jovem William Shakespeare está sofrendo de um bloqueio criativo e não consegue escrever sua mais nova peça "Romeu e Ethel, a filha do pirata". Sua inspiração retorna ao conhecer Viola, uma jovem apreciadora de teatro que sonha em ser atriz. Mas naquela época as mulheres não poderiam almejar nada além de ser esposa e mãe. Aliás, se uma mulher resolvesse atuar, todo o elenco e o dono do teatro seria preso. Viola então se fantasia de homem para conseguir um papel nesta nova peça, conhece Will e se apaixonam. Esta paixão faz com que Will consiga voltar a escrever, alterando o nome da peça para "Romeu e Julieta". Mas obviamente, para justificar os 122 minutos de filmes, inclua vários problemas que impedem esse romance, como por exemplo um casamento arranjado.

O que importa é que contar um dos maiores clássicos da literatura sob este outro ponto de vista, com um ótimo elenco (Geoffrey Rush, Joseph Fiennes e Ben Affleck, além das atrizes mencionadas acima), citações e referências da época, figurino e direção bem realizada proporcionaram um romance acima da média. Agora, não acredite nas informações do DVD, que informa o gênero do filme como comédia. Não chega nem a ser uma comédia romântica.

Cotação: 9,0

PS: O DVD é horrível, com design feio, sem dublagem, sem extras legendados. Só vale a pena pelo filme mesmo.

1 comentários:

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln