Home » , , » Até o limite da honra (1997)

Até o limite da honra (1997)

Após a pressão de uma senadora (Anne Bancroft) de idéias aparentemente feministas, uma oficial (Demi Moore) torna-se a única mulher em um grupo de elite da Marinha Americana e no treinamento terá de provar que pode suportar semanas de tortura física e emocional. Na verdade, alguns altos oficiais do governo e até mesmo a parlamentar que lhe apoiou estão torcendo pelo seu fracasso em virtude de seus interesses políticos. Quando uma missão militar fracassa ao lado da área inimiga, a tenente O'Neil tem a chance de provar sua força, salvando a vida do homem que tem sido o seu maior oponente durante todo o tempo - seu comandante (Viggo Mortensen - o Aragorn de "O Senhor dos Anéis").

Até o limite da honra (G. I. Jane) gerou muitas opiniões controversas. Aliás, fez mais sucesso pelas polêmicas que causou do que pelo filme em si. Como exemplos das polêmicas envolvidas, podem ser citados o forte apelo feminismo, o jogo de interesses políticos e a brutalidade do treinamento militar. Houve até gente dizendo que este era um filme neo-faci-nazista. De fato, o filme fez muito mais sucesso entre as mulheres do que entre os homens, em virtude de sua mensagem de superação , busca pelo seus sonhos, etc. Mas como não sou maluco de querer comprar polêmicas, vou comentar apenas sobre o filme.

Numa era de "tropa de elite", que gerou um certo interesse do público por acompanhar treinamentos militares, é uma opção de entretenimento. No filme, é mostrado o treinamento dos "mariners" (fuzileiros navais dos EUA). Não faço a mínima idéia se houve excessos, mas se for daquele jeito mesmo, a discussão sobre uma mulher aguentar ou não um serviço militar pra mim entra em segundo plano, pois acho difícil um ser humano passar por um treinamento desse porte. Aos que sobrevivem a isso, parabéns. Prefiro estar aqui sentado escrevendo...

Não achei Demi Moore tão canastrona como acusaram os críticos. Realmente ela é uma atriz limitada, mas ninguém pode negar que ela se entregou ao papel. Na época, ela chamou muito a atenção pelo seu corpo "definido", que ela já estava obtendo desde "Striptease". Outra cena que marcou o filme é a da máquina zero a la Carolina Dieckman. Além, claro, das cenas de sofrimento e tortura durante o treinamento.

O filme foi dirigido por Ridley Scott, autor de clássicos como "Blade Runner" e "Gladiador" e foi massacrado pela crítica, assim como Demi Moore e o filme. Lendo as opiniões, parece que o filme é uma bomba total. Na minha opinião, vale a pena dar uma conferida.

Cotação: 7,5

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln