Home » , , , , » O Exterminador do Futuro (1984)

O Exterminador do Futuro (1984)

Um dos maiores clássicos de ficção científica não apenas dos anos 80, mas de todos os tempos. Dificilmente alguém não irá se referir ao filme do exterminador dessa forma. O filme que consagrou definitivamente o atual "Governator" da Califórnia Arnold Schwarzenegger e o diretor James Cameron (que depois viria a se tornar o rei do mundo com Titanic), além de ser o filme da vida da atriz Linda Hamilton. Até então, o ex Mister Universo e fisiculturista Schwarzenegger tinha se "destacado" por Conan o bárbaro, Cameron tinha dirigido Piranhas 2 e Hamilton aparecido em Colheita Maldita.

Mas "Terminator" não é um divisor de águas apenas em suas carreiras. Mesmo com um baixo orçamento, o filme se tornou um marco. Ótimo roteiro, efeitos especiais convincentes e inovadores, muita ação e elementos que prendem a atenção do espectador, como futuro apocalíptico, cyborgues e viagens no tempo.

É até difícil comentar um sucesso tão grande, já que praticamente todo mundo assistiu ao filme ou pelo menos ouviu falar sobre o exterminador. Existem boas informações no wikipedia, mas caso você tenha preguiça de verificar o link, segue mais ou menos a mesma introdução: No futuro, está acontecendo uma guerra entre homens e máquinas. Uma empresa chamada Cyberdyne projetou a Skynet, uma rede computadores dotada de inteligência artificial para auxiliar o departamento de defesa americana. A Skynet se tornou consciente e se rebelou contra a raça humana, decidindo exterminá-la. Comandada por John Connor, a resistência humana descobriu como enfrentar as máquinas. Para evitar a derrota, um ser cibernético (tecido vivo por cima de um esqueleto de andróide) com inteligência artificial, designado Cyberdyne Systems Model 101 - 800 Series Terminator (T-800 para os íntimos), é transportado no tempo, de 2029 até ao dia 12 de Maio de 1984, com o objetivo de alterar o curso da História e consequentemente o Futuro.

O objetivo é simples e eficiente: exterminar Sarah Connor, a mãe de John Connor, antes de seu nascimento, e assim cortar o mal pela raiz. Para defender sua mãe, John envia seu amigo Kyle Reese (Michael Biehn) de volta ao passado. Reese têm um papel fundamental no filme, responsável por um fantástico nó que se forma em nossas cabeças, tentando fazer todas as ligações temporais possíveis e entender como tal acontecimento oco. Se por acaso você chegar a conclusão que é impossível esse fato ter ocorrido, lembre-se da chamada licença poética, deixe de ser detalhista e curta o filme.

O filme gerou duas continuações e uma terceira está por vir. Em breve comentarei T2 e T3. O Exterminador 2 em particular também é considerado um dos melhores filmes de ficção existentes, além de ter tido um orçamento infinitamente superior e efeitos especiais muito mais sofisticados. Mas T1 ainda é considerado por muitos o melhor da série.

Curiosidade nerd. Fiquem atentos para as cenas que mostram a visão em primeira pessoa do T-800. Alguns dos códigos computacionais vistos pelo Exterminador fazem parte da linguagem de programação Assembler do Apple 2+ enquanto outros foram escritos na linguagem Cobol.

Originalmente, o papel do Exterminador seria de Lance Henriksen, cabendo a Arnold Schwarzenegger o papel do mocinho. Após ler o roteiro, Schwarzenegger pediu que ficasse com o Exterminador e teve seu desejo atendido. Como cyborg não altera a expressão facial, nunca se terá certeza se o governator foi um bom ator ou ele simplesmente não atuou. O que importa é que Schwarzenegger não precisou falar mais do que 17 frases durante o filme inteiro e mesmo assim, imortalizou a famosa frase I'll be back.

Cotação: 9,7

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln