Home » , , , , » Ladrão de diamantes (2005)

Ladrão de diamantes (2005)

Ladrão de diamantes (After the sunset) é um filme dito como ação, mas que se sustenta mais como comédia e como colírio, já que se passa a maior parte no Caribe. É um filme mediano, comercial, que diverte os menos exigentes. Para um filme que tem como pilar de sustentação um roubo já se imaginam ótimas cenas de ação, estratégia e suspense, em um ritmo intenso. Não foi dessa vez...Mas não é por isso que o filme deixa de ter bons momentos.

O elenco até reforça essa imagem de filme de ação, evolvendo o tema "roubos com estilo". O ex-007 Pierce Brosnan é um ator que tem a cara de filmes dessa categoria. Um ótimo exemplo é "Thomas Crow - a arte do crime", em que ele também interpreta um ladrão com classe. No caso de "Ladrão de diamantes", o roteiro prejudicou bastante sua atuação, até porque aqui ele se encaixava muito bem, incluindo o fato dele já estar mais velho, o que caracteriza bem um ladrão perto de sua aposentadoria.

Brosnan é Max Burdett, o ladrão do título. Após anos de roubos bem sucedidos e álibis incontestáveis, decide se aposentar no Caribe após o roubo do segundo diamante de Napoleão. Juntamente com sua parceira e namorada Lola (Salma Hayek - enfeite de cenário), resolvem aproveitar a vida, pois o futuro financeiro está mais do que garantido. O problema é que enquanto Lola passa o dia se divertindo, Max não se acostuma com a vida pacata da ilha. Como prova de tentação, um luxuoso navio-cruzeiro turístico aporta na ilha trazendo para exibição o terceiro diamante de Napoleão (o único que ele não roubou).

Quem também aparece é o Agente do FBI Stanley P. Lloyd (Woody Harrelson - ora naturalmente engraçado, ora forçado demais), constantemente enganado pela dupla no passado e decidido a finalmente prender Max e recuperar sua credibilidade no trabalho. A relação entre Lloyd e Max é a tônica pastelão do filme. O clichê jogo de gato e rato entre polícia e bandido dá lugar a uma relação (eu diria que) estranha entre os dois, com direito a pesca, bronzeadores e quartos de hotel. Quem assistiu já sabe do que estou falando.

Não acho que seja um "spoiler" tão grande a próxima informação, mas é óbvia e necessária para concluir meus comentários: o terceiro diamante é roubado. O que deveria então ser o clímax do filme e uma bela sequência de ação fica só no deveria. O roubo é rápido, previsível e inverossímil. Tem lá seus momentos inteligentes com todo o aparato montado para o álibi, mas fica a sensação que poderia ser melhor trabalhado. Talvez pra quem se acostumou com todo o planejamento visto em "Onze homens e um segredo" e a classe de "Thomas Crow", eu esteja exigente demais, mas é esse algo a mais que é importante para que o filme não seja simplesmente mais um.

Completando o elenco, temos a policial local Sophie (Naomie Harris - atuando no automático), que se alia a Stan, e o gângster Henri Mooré (Don Cheadle - desperdiçado), que também têm interesse em roubar o diamante.

O final do filme ainda traz uma reviravolta interessante, para depois voltar ao básico novamente. O filme é bem indicado para uma sessão da tarde ou para assistir ao DVD no horário do Gugu ou Faustão. Como eu disse no início, tem momentos que divertem e são interessantes. Mas seguramente o maior ponto positivo do filme são a coleção de belíssimas imagens, principalmente das Bahamas e de Salma Hayek.

Cotação: 7,7

1 comentários:

  1. Grande Leonardo.... Depois de um período de recesso estamos de volta com o Observatório de Cinema. Vamos continuar nossa interação cinéfila! Escrevi sobre os quatro filmes de Indiana Jones para celebrar a volta.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln