O Sexto Sentido (1999)


"O Sexto Sentido" é um suspense dramático, tenso, que não é voltado para o terror. É angustiante, dá alguns sustos, mas não foi feito para causar medo.


É muito difícil fazer uma lista de top 10 ou algo do tipo, mas com certeza absoluta, na minha opinião, é um dos melhores filmes de suspense da "era moderna" que assisti (ou seja, excluindo os clássicos de Hitchcock, Coppola e Ingmar Bergman). Meu top está no final do tópico. Bem que você poderia perder uns 5 minutos e escrever nos comentários os melhores filmes de suspense que já viu


O roteiro é basicamente o seguinte: Dr. Malcolm Crowe (Bruce Willis, deixando seus filmes de ação de lado e numa ótima atuação) é um psiquiatra infantil que descobre não ter conseguido ajudar um paciente quando garoto, ao encontrá-lo já adulto e presenciar seu suicídio. Algum tempo depois desta experiência traumática, encontra um garoto de 8 anos com problemas parecidos de comportamento e decide ajudar ao garoto e a si mesmo, tentando não cometer o mesmo erro que levou seu antigo paciente à morte. O paciente da vez chama-se Cole Sear, (interpretado pelo talentoso Haley Joel Osment) que guarda um segredo que o impede de ter uma vida normal.


Prometi nunca contar o final dos filmes no meu blog, pois por mais famoso ou antigo que um filme seja, sempre vai existir alguém que não o tenha visto. Por isso fica até difícil comentar sobre esse filme sem entregar nenhuma surpresa. Mas pra mim o melhor do filme é assistir ao seu impressionante final e imediatamente se dar conta que o filme jogou essa informação na sua cara o tempo todo e você não percebeu isso antes.


O DVD do filme é muito bom, com áudio em inglês e português 5.1 e legendas nos 2 idiomas. Também possui ótimos extras legendados. Assisti ao filme sábado com minha esposa, cunhada e concunhado. Detalhe: nenhum dos 3 tinha assistido ao filme. Foi muito interessante acompanhar as reações deles, principalmente ao final do filme. Ninguém adivinhou o ponto-chave antes de sua revelação. Ao mesmo tempo, gostei muito de rever o filme já sabendo de sua história, verificando quais partes do quebra-cabeça indicavam o que realmente estavam acontecendo. Realmente estão lá, mas de uma forma tão bem trabalhada que é muito difícil decifrar o filme antes do seu desfecho. Maravilhoso!


"O Sexto Sentido" Recebeu 6 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Haley Joel Osment), Melhor Atriz Coadjuvante (Toni Collette), Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem. Não ganhou nenhum devido ao sucesso do típico drama americano "Beleza Americana", que sinceramente não merecia. Mas foi o filme mais assistido e comentado de 1999.


Trata-se da obra que lançou ao estrelato o diretor M. Night Shyamalan. Após esse sucesso, ele ficou marcado pela inovação no gênero, devido ao seu final totalmente surpreendente e inesperado. Infelizmente, marcado e cobrado. Depois do sexto sentido, todos os filmes de Shyamalan estreavam carregados de expectativa de continuar supreendendo.


Seus filmes se tornaram referência de suspenses com efeitos especiais simples e discretos, que ajudam a contar uma história com emoção, surpresas e reviravoltas. Outra característica marcante é o tema sobrenatural. Mas, devido a essa forte cobrança, seus filmes seguintes (corpo fechado, sinais, a vila, a dama na água e o recente fim dos tempos) até continuaram (ou tentaram) com o fator surpresa no final, mas acabaram sendo muito criticados, apesar de alguns serem bons filmes. Ônus de quem fez um dos roteiros mais marcantes de todos os tempos e ficou rotulado como uma das maiores apostas de Hollywood. Depois de realizar um filme como "O Sexto Sentido", sinceramente acho que Shyamalam não deve mais nada a ninguém. Já ganhamos o suficiente


Pra fechar, meu Top 10 suspense:


- "O sexto sentido",
- "Seven",
- "A vida de David Gale",
- "Os Outros",
- "O silêncio dos inocentes",
- "O colecionador de ossos",
- "Roubando vidas",
- "Os suspeitos",
- "Advogado do diabo",
- "Efeito Borboleta"



Cotação: 9.8

3 comentários:

  1. Pense em um filme massa, quem assistir a esse filme tem que ficar muito atento para que não aconteça o que aconteceu comigo, só descobri o segredo do filme no final rsrsrsrs, recomendo esse filme para todos

    ResponderExcluir
  2. Assisti "O Sexto Sentido" semana passada e realmente é um ótimo filme de suspense, "que bom que não me assustei muito". Então como Léo pediu vou listar o meu top 10 que já vi e adorei!!!

    1º O Sexto Sentido
    2º Os outros
    3º Refém do Silêncio
    4º Awake - A Vida por um Fio
    5º A vida de David Gale
    6º Roubando vidas
    7º Efeito Borboleta
    8º Um crime Perfeito
    9º Vanilla Sky
    10º Aa Duas Faces de um Crime

    São esses daí.
    Vamos postar pessoal!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. "Eu vejo gente morta...
    O tempo todo!"
    hehe
    Brincadeiras a parte, um filme excelente... Genial!

    ResponderExcluir

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln