Home » , , , , » Ned Kelly (2003)

Ned Kelly (2003)

Um filme muito bom, que conta a história real do bandido australiano Ned Kelly (Heath Ledger). Ele, juntamente com seu irmão Dan e dois amigos Joe (Orlando Bloom) e Steve formaram uma gangue que realizou uma série de roubos a bancos e assassinatos na Austrália, entre 1878 e 1880, até Kelly ser capturado em Melbourne.

Por se tratar de ums história real, e pelo que eu li sobre esse filme retratado muito fielmente ao que aconteceu (na verdade nunca é, mas se foi fiel pelo menos 80% já é muito), fica até difícil criticar o roteiro. Mas sempre tem espaço para algumas considerações.

Até que ponto temos o direito de 'torcer' pelo bandido? Provavelmente isso já aconteceu com você em algum filme, mas este em especial deve lhe proporcionar essa sensação. Apesar de ser muito batida essa história de 'os fins não justificam os meios', o modo como o filme é desenvolvido nos leva a ver como Ned se torna o tal bandido. O que vemos inicialmente são sucessivas humilhações, armações e desrespeito para com ele e sua família, além de um ou dois acasos do destino que caracterizam uma certa falta de sorte. Realmente dá vontade de acompanhar seu processo de vingança. O problema são as proporções que esses fatos podem tomar. Ned Kelly não queria ser bandido, mas chegou em um ponto sem volta.

A partir desse ponto parece que ele e seus amigos pensam algo como: já estamos ferrados mesmo, então vamos botar logo o circo pra pegar fogo... E então começam uma série de roubos, sequestros e assassinatos - como diz a sinopse no primeiro parágrafo. Ned Kelly passa a ser considerado um anti-herói na cidade, se tornando um Robin Hood australiano. O filme não quer mostrar se sua vida de sofrimento justifica ou não suas atitutes, e nem se tais atutides merecem ser compreendidas ou respeitadas, e isso torna o filme interessante. Os fatos são apenas narrados, tais como devem ter acontecidos.

Algumas cenas são fortes, como a da "falta de água". Eu li algo a respeito sobre isso e fiquei atento. Realmente o PETA deve querer queimar esse filme na fogueira. A quantidade de animais mortos durante o filme é considerável.

A parte que mostra o processo de fabricação das armaduras caseiras (capacetes de ferro e chapas de aço no peito), o que de certa forma caracterizou o grupo, é pequena e parece mostrar que tais artefatos foram feitos apenas para a batalha final, o que não é verdade (pelo que li a respeito). Esta sequência final do filme merece um destaque especial não só pela batalha, mas pela atuação dos atores.

Mais uma excelente atuação de Heath Ledger. Orlando Bloom não compromete como ator coadjuvante. Já Naomi Watt foi totalmente desperdiçada neste papel. Aqui entra de novo o fato de ser uma história real, mas se não dava para a personagem ser melhor trabalhada, acho que podiam ter escolhido outra atriz.

Resumindo, gostei bastante do filme. Uma mistura de drama, aventura e um pouco de faroeste. Mas aviso que não são todos que irão gostar.

Cotação: 8,7

1 comentários:

  1. No ultimo sábado adorei rever esse filme, lembra muito da Múmia, pena que não faz parte da serie...

    ResponderExcluir

Bem-vindo!

Sou um colecionador de dvds e criei este blog para compartilhar minhas opiniões e críticas pessoais com demais apreciadores de filmes. Seus comentários são mais do que bem-vindos.

No catálogo acima encontra-se a relação de todos os meus filmes, contendo sinopse, elenco e demais dados técnicos. É só clicar na palavra "catálogo".

Lembrando que os filmes aqui listados não estão disponibilizados para download.

Arquivo do blog


eXTReMe Tracker

Tecnologia do Blogger.
 
Copyright © 2015 Coluna do Leocasillo - DVDTeca
Adapted By denisfln